Certo dia, no carro, na hora do almoço com uma amiga, nos questionamos: - O que este DJ de cabelo vermelho está fazendo do busdoor de uma Faculdade de Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis????
Se você sabe a resposta, por favor me explique! Passamos um bom tempo atrás desse ônibus e nos colocamos a tentar encontrar uma razão, para a presença daquele ser "estranho" naquele "projeto de design" de uma Faculdade.
Imaginamos que se estivesse talvez como ilustração para um outro curso: artes, música ... nada! Nada fazia sentido. Faculdade moderna? Não, pedagogia e ciências contábeis? Administração? Chagamos a conclusão que nenhum destes são populados por pessoas "Uhuuuu!!!!" Estranho não? Por isso venho aqui falar, não como projetista de design gráfico, porque o meu foco mesmo é web / digital, mas sim como profissional da área. Na execução de um projeto, por favor, pesquisem, analisem, pensem, por favor pensem, lembrem daqueles que você encontra na rua e se pergunta : - Por que desse jeito, por que essa imagem ??? Andar na rua e observar o que está em sua volta é essencial, é repertório visual ... É necessário pensar na opinião de quem vê a peça e não apenas de quem cria, Design não é artes plásticas, me desculpem. Um artista plástico tem todo o direito e a liberdade de recriar o que ele vê, o que ele sente, um significado e uma interpretação para ele não necessariamente é a mesma para quem contempla. No design, num projeto, principalmente publicitário, a mensagem tem que ter legibilidade, entendimento, tem que transmitir o foco do assunto e não fazer com que o indivíduo fique a questionar o porque daquele ícone, objeto ou imagem ... a mensagem tem que ser transmitida, o cara tem que entender, por isso fazer publicidade não é talento de qualquer um ... design também não ... ! Ufa! isso foi um desabafo! Ficamos muito desconsoladas com aquilo que vimos ... : )
sexta-feira, março 17, 2006
quinta-feira, março 09, 2006
TV Digital no Brasil
É, parece que muitas águas vão rolar ainda até que o brasileiro tenha a oportunidade de usufruir da TV Digital. Diante de um mar de discussões nos últimos anos até que fosse definido o padrão a ser adotado pelo governo brasileiro, ficamos, sempre, a esperar que o Ministério tomasse providências e iniciasse a implantação. A penúltima notícia a respeito me deixou radiante e contente quando li que provavelmente até o final deste ano já seria possível ter a TV Digital no mercado, falava-se até de adaptadores para televisores analógicos, mas dizia também que o mercado estava se preparando para iniciar as vendas de TVs digitais, propriamente ditas. Boom!!! Susto! A iniciativa em adotar o SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital - trouxe em muitos a esperança, inclusive de ampliação de novos mercados, claro, potencial nacional, brasileiro investido nesse novo mundo, nessa nova tecnologia. Infelizmente como, fogo de palha, e outros itens duvidosos, sabe-se lá porquê, nada, ainda são flores. "Tá pensando que o céu é perto?" - já dizia uma amiga minha. Ainda existe dúvida amigo(a), se o governo do nosso "popular" Luiz Inácio vai mais uma vez acabar com as esperanças da emergência do mercado tecnológico brasileiro abrindo mão do potencial do "filho" para acreditar que a proposta do vizinho trará algum benefício maior. Não deixe de ler: TV Digital Brasileira - do sonho ao ralo! e opine também sobre essa possível decisão absurda.
quarta-feira, março 08, 2006
segunda-feira, março 06, 2006
Produções Web
Assinar:
Postagens (Atom)