Um novo filhote da multipoderosa Microsoft está chegando mercado corporativo, inicialmente, pois por $5 mil dólares ... essa tecnologia vai aguardar um pouco o aconchego das casas do usuários domésticos.
Entrando no site www.microsoft.com/surface poderá ver com mais detalhes a respeito dessa novidade e opinar sobre a utilidade desse novo aparato.
Eu particularmente adorei a idéia ... não acredito que seja utilizado em grande escala, principalemnte para funções tradicionais de um PC e sim como um "novo" computador, em um novo formato, designado para outras funções, já existentes, mas apartir de agora com um toque de glamour, assim como o iPhone é um telefone, mas com o glamour das interfaces Apple ele se torna muito mais desejado ... é o design fazendo seu papel, mais que democrático ... alguns dizem que é o Big iPhone em função dos recursos similares, a dieferença é que o Surface permite multiTouch, ou seja, reconhece mais de um toque na tela.
Final de mais um semestre, atividades para exercitar os conhecimentos adquiridos na disciplina de IHC - Interação Homem-Máquina, dessa vez coloquei os alunos em laboratório para avaliar, sem compromisso real, a usabilidade geral de alguns sites. Essa iniciativa não só fez com que eu pudesse avaliar, nos alunos, o grau de conhecimento adquirido na disciplina, como eles próprios puderam perceber que depois de estudar IHC, a nossa visão realmente muda, fica mais refinada e minunciosa.
Abaixo listo alguns itens de relevância, observados nessa avaliação.
- Tecnologia flash não foi apropriada ou não foi aplicada corretamente, pois cada clique exige um novo carregamento; - Layout remete à apenas Moda e não shopping como um todo; - Marca sem destaque e comprometida pelo background; - O telefone de contato deveria estar mais acessível, ao invés de apenas no link "Localização"; - Formulário do "Barrinha" não tem validação alguma, qualquer conteúdo aleatoriamente preenchido é aceito e o resultado é sempre o mesmo: "Realizado com sucesso"; - Histórico de eventos sem conteúdo.
- Nos jogos de 2 a 5 anos não tem instruções em áudio; - Na área para os pais, existe uma opção de "Descer PDF", a nomenclatura utilizada, foi julgada inadequada e incomum; - A maioria dos jogos são, a primeira vista, complicados até para os adultos;
- Menus com excesso de informação e destaques inapropriados; - Não há padrão de identidade visual; - Não existem Breadcrumbs, ou seja, o usuário está sempre perdido na interface;
---
Essas avaliações foram realizada em um período de aproximadamente 40 minutos, assim, na navegação geral e despreocupada foi possível indicar violação de alguns princípios básicos de usabilidade em interfaces para web.