Certo dia, no carro, na hora do almoço com uma amiga, nos questionamos: - O que este DJ de cabelo vermelho está fazendo do busdoor de uma Faculdade de Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis????
Se você sabe a resposta, por favor me explique! Passamos um bom tempo atrás desse ônibus e nos colocamos a tentar encontrar uma razão, para a presença daquele ser "estranho" naquele "projeto de design" de uma Faculdade.
Imaginamos que se estivesse talvez como ilustração para um outro curso: artes, música ... nada! Nada fazia sentido. Faculdade moderna? Não, pedagogia e ciências contábeis? Administração? Chagamos a conclusão que nenhum destes são populados por pessoas "Uhuuuu!!!!" Estranho não? Por isso venho aqui falar, não como projetista de design gráfico, porque o meu foco mesmo é web / digital, mas sim como profissional da área. Na execução de um projeto, por favor, pesquisem, analisem, pensem, por favor pensem, lembrem daqueles que você encontra na rua e se pergunta : - Por que desse jeito, por que essa imagem ??? Andar na rua e observar o que está em sua volta é essencial, é repertório visual ... É necessário pensar na opinião de quem vê a peça e não apenas de quem cria, Design não é artes plásticas, me desculpem. Um artista plástico tem todo o direito e a liberdade de recriar o que ele vê, o que ele sente, um significado e uma interpretação para ele não necessariamente é a mesma para quem contempla. No design, num projeto, principalmente publicitário, a mensagem tem que ter legibilidade, entendimento, tem que transmitir o foco do assunto e não fazer com que o indivíduo fique a questionar o porque daquele ícone, objeto ou imagem ... a mensagem tem que ser transmitida, o cara tem que entender, por isso fazer publicidade não é talento de qualquer um ... design também não ... ! Ufa! isso foi um desabafo! Ficamos muito desconsoladas com aquilo que vimos ... : )
sexta-feira, março 17, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Vamos à análise...
"Um Disc Jockey, ou DJ (dí-djei) é um artista e técnico que mistura músicas diferentes para serem ouvidas e/ou dançadas, usando suportes como vinil, CD ou arquivos digitais sonoros para 'tocar'." (Wikipédia)
Talvez o diretor de arte q fez esse outdoor tenha imaginado o professor dessa faculdade como um Dj, q mistura técnicas p/ dar aulas.... ou simplesmente tá insinuando q os alunos tomam 'coisas' p/ assistir às aulas... vai entender...
rsrs... vcs como designers são ótimas críticas à publicidade, o que tem tudo a ver, e, na verdade, como não notar uma propaganda estranha como a relatada? vai ver a intenção era justamente fazer com que ninguém entende-se nada, mas que nota-se a propaganda. Aquela coisa: "Bem ou mal, falem de mim". Mas, vale ressaltar, propagandazinha nada a ver... ahhh, eles quiseram usar o espírito inovador de Administradores... vai entender...
Postar um comentário