terça-feira, maio 30, 2006

"Pouco evoluída"

"- ... só posso pensar então que vc é uma pessoa pouco evoluída."

Estive buscando o significado do termo que foi atirado em mim.

pouco evoluída = menos intelectual = mais passiva = menos avançada

Bom, não encontrei significado pertinente para uma "pessoa pouco evoluída" no sentido de usufruir do seu livre arbítrio de aceitar ou não alguma situação, um pedido, um apelo ...

Agora me deparo com uma cruel dúvida, será eu um ser tão menos evoluído que ainda não entendi que as pessoas para serem evoluídas devem contradizer seus instintos e as suas vontades (ai, tão preciosas) para serem comandadas por outras que, claro, devem ser tão evoluídas ao ponto de se sentirem no direito de impor tal adjetivo a outros.

Devo estar em outro planeta ou acabei de cair de paraquedas no mundo, novos conceitos, novas regras... quem somos nós agora? Bom se vc está em dúvida, com certeza deve ser um "pouco evoluído".
Será eu pouco evoluída ao questionar sobre ser pouco evoluída?

Aí pronto, o sabe-tudo que me chamou disso deve ter vencido: - É pouco evoluída mesmo! Ainda se questiona, tá em dúvida? Tiro certo!

Outro cara na internet escreveu: - A raça humana é pouco evoluída mesmo, uma merrrrrrrda!
Pronto, estamos no mesmo barco, se a raça humana é pouco evoluída, lenhou tudo, efeito borboleta, cada um tem uma opinião, eu sou evoluída pra vc e muito pouco para ele e esse sentimento vai assim, metamorfando de acordo com a evolução de cada um.

"Quem sou eu? e quem é você? Nessa história eu não sei dizer ... Mas eu acredito que ninguém tenha vindo pro mundo a passeio .."

Ô pouco evoluído! Vá se tratar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do seu texto... Também recebi parecido julgamento o que me levou a ponderar sobre ser evoluído...

Mas e sobre a bondade?! Tem perfeita lógica, seres mais evoluídos inclui a evolução moral, por isso a bondade, a compreensão e a caridade devem emanar, ser algo inquestionável por nós, meros desafortunados na evolução... Não poderia compreender que um ser evoluído moralmente fosse mal educado, maldoso, materialista, egoísta, acusador, mentiroso, enfim, ser do lado negro da força.

Essas pessoas comumente acreditam que estão totalmente ou parcialmente certos. Mesmo tentando viver de maneira ética e moralmente correta, ou pelo menos achando que agem dessa forma. Assim, sem que percebam, fazem dos erros obscuros seus destinos.

Seus julgamentos serão errados ao esquecerem que existem vários tipos de verdades, sejam elas, religiosas, científicas, empíricas, etc. Lembrando que as verdades que governam nossos mundinhos são as empíricas, onde “O que é verdade para mim não é verdade para você”, dependem do que se acredita, gosta ou aprende.

Como se pode ter certeza que está evoluindo? Quem disse isso? Será que o que se está fazendo não passa de uma ilusão? Quanto a nós cabe simplesmente fazer, aprender e descobrir coisas, sem se preocupar ou auto definir-se um ser evoluído. Não será porque uma pessoa é um sumo sacerdote ou que tenha poderes mágicos que possa se achar um ser evoluído. Quem o é verdadeiramente nunca afirmará nem apontará aqueles que não são. Afinal ninguém pode ser a Lei, mas a Lei dita aquilo que se é.