sexta-feira, novembro 24, 2006

Quem sabe nesse lugar ...


Lindíssima paisagem ...
Quem sabe ... nesse lugar ...

Patagônia Argentina, acho que essa foto é de El calafate, vi num site esse hotel com vista pra esse lago ...

A viagem se aproxima e penso ... e sonho ... que lugar lindo é esse?

... bom ... quem sabe nesse lugar?

Foto: Elias Luiz - www.extremos.com.br/

sexta-feira, outubro 27, 2006

... sertão ... na vida da gente.

Parei nessa foto que tirei no Museu da Língua Portuguesa, tentava me lembrar o conceito dessa obra ... não lembro, não adianta ... visitar museu com criança, ou você cuida da criança pra não destruir tudo ou você vê tudo, tim-tim por tim-tim ... o que não foi o meu caso ...

Mas, pensando bem, se ser escritor de certa forma é solidão ... que acho que pode ser ... ter tanta idéia na cabeça, deve ter tempo pra pensar ... e acaba escrevendo, senão acaba o espaço na cabeça ... rsrsrsrs

Sertão é dentro da gente, é ... de vez em quando seca tudo, vira sertão mesmo, não cresce nada, não mina nada, nada floresce .. que triste! Mas as vezes isso acontece ... Tudo pára, pára até o pensamento ...

Vira tudo sertão ... o coração, o ambiente, a gente ... o nada devasta tudo ... como naquele filme "A história sem fim" o homem deixou de sonhar e o nada devastou o planeta ...

Será sertão então se tudo pára e o nada devasta.

Deu isso na cabeça ... viver de nada?

Que triste, que triste ... ninguém vive.


quarta-feira, outubro 25, 2006

A caminho da cidade


Caminhar, caminhar, caminhar ... a av.Paulista encanta ... apesar do excesso urbano e da velocidade dos pés.
Entrar e sair em salas, expos, cafés ... lojas, lojas, lojas, bancos, bancos, bancos ... o externo não se confunde em nenhum momento com o interno ... uma sala de arte se esconde em cada esquina e lá dentro um novo mundo.
Dá vontade de passar semanas caminhando e descobrindo ... passear em SP é gostoso, a garoa do dia, a cervejinha do fim de tarde, Original claro! E a absorção de cultura de todos os tipos, urbanas, clássicas, pitorescas, estrangeiras, brasileiras.


Posso ir na Pinacoteca 200 vezes em um ano que sempre vou encontrar algo novo e inédito sendo mostrado no Brasil, a exposição de Calder simplesmente linda, ainda mais depois de um vídeo a respeito de sua vida e sua arte, compreendemos melhor e podemos então dar mais valor, entender porque aquilo é e foi tão importante.

Entrando no tão famoso Museu da Língua Portuguesa, sem querer, nos sentimos importantes, inseridos na construção dessa história, personagens principais, falantes deste idioma. Apreciamos então com gosto diferente, mas saboroso, as mais diversas manifestações tão dentro de nós ou tão próximas, que no dia-a-dia não percebemos, uma delícia esse passeio interativo, pela culinária, pela música (tem Lampirônicos!), pelos povos.

Ser turista é sempre bom ... o turista tem vontade de desbravar, de conhecer e de levar consigo o que vê, tudo, do mínimo ao máximo, do mais importante ao menos e do mais caro ao mais barato. E quando vai embora a cidade fica, a saudade também ... e a espera de uma nova viagem.

sexta-feira, setembro 22, 2006

TV Digital e Interativa

Pós-graduação finalizada... título nas mãos: Especialista em Design de Conteúdo Digital. ... hummmm

Nosso artigo (eu e Clari) sobre TV Digital e Interativa tá aí, pra qualquer um ver... nosso conteúdo foi produzido e fundamentado nas principais fontes relacionadas a TV Digital, o que não foi fácil, visto que é uma nova tecnologia que ainda nem foi implantada.

O nosso objetivo foi a partir das diretrizes básicas de concepção de interfaces digitais analisar a usabilidade da interface de um programa infantil projetado para TV Digital com interatividade.

A maior descoberta foi ver como a percepção infantil é diferenciada em crianças com idades próximas, crianças de 4 anos são totalmente distintas de crianças de 5 e assim por diante ...
O conteúdo sobre Jean Piaget, o teórico que passou a vida estudando a vida dos pimpolhos, foi mais do que pertinente a respeito do que vimos na prática.

Além de percebermos como essa nova mídia chega com toda força para a educação e aprodução de conhecimento. Defendemos então, o princípio de que a interatividade deve ser bilateral, além de disseminadora de conhecimento, deve ser também democrática, permitindo que o telespectador produza e veicule suas idéias, compartilhe e usufrua.

Para ler clique nesse link:
http://www.nuppead.unifacs.br/prod-artigos.htm

Mandem comentários, critiquem, colaborem, nos convidem pra falar mais ... esse assunto, agora, faz parte do nosso projeto de estudo, pesquisa e ação profissional.

[]´s

iDea

terça-feira, setembro 12, 2006

Las colores de las imagenes!


Mais uma dica muito interessante!

Neste site é possível buscar imagens a partir de uma cor selecionada na paleta disponível.

http://color.slightlyblue.com/

As imagens são apresentadas praticamente fiéis à cor escolhida, além do background da página também ser alterado o que possilibita experimentar o resultado da combinação BG X IMAGENS.

: )

terça-feira, agosto 29, 2006

Dicas atuais

Dessa vez resolvi escrever a respeito de links que tenho visitado, além de outros que meus alunos constantemente me enviam, todos esses úteis ao designer.

Uma forma dinâmica e prazeroza de aproveitar o conteúdo útil da web.

O primeiro é o www.mariaclaudiacortes.com um experiência única na utilização de cores, uma animação produzida com perfeição. Neste link a autora apresenta uma experiência com cores mostrando seus significados. Muito interessante, vale a pena mesmo acessar e aprender.

Já este outro http://spellcoder.com/blogs/mostafa/archive/2006/08/20/317.aspx o autor nos apresenta em imagens um estudo sobre as deficiências visuais de muitas pessoas, em cada imagem o autor sugere as características que podem resultar na descoberta de uma deficiência visual. Esse estudo é bastante revelador na questão das sobreposições de elementos que realizamos em imagens publicadas em meios digitais, sejam ilustrações, marcadores, ícones etc. A depender do caso podemos estar excluindo estes usuários de contemplar o conteúdo, por exemplo.

Por último cito o http://www.logoorange.com/color/color-codes-chart.php que disponibiliza uma tabela de cores compelta com os respectivos códigos em CMYK, hexadecimal e RGB.

Em breve estarei publicando as produções realizadas em sala de aula onde passamos pelo processo de criação de interfaces "no escuro" - sem conhecer os princípios básicos de design e depois da aprendizagem o resultado elaborado e revisado dessas interfaces.

bjus

terça-feira, maio 30, 2006

"Pouco evoluída"

"- ... só posso pensar então que vc é uma pessoa pouco evoluída."

Estive buscando o significado do termo que foi atirado em mim.

pouco evoluída = menos intelectual = mais passiva = menos avançada

Bom, não encontrei significado pertinente para uma "pessoa pouco evoluída" no sentido de usufruir do seu livre arbítrio de aceitar ou não alguma situação, um pedido, um apelo ...

Agora me deparo com uma cruel dúvida, será eu um ser tão menos evoluído que ainda não entendi que as pessoas para serem evoluídas devem contradizer seus instintos e as suas vontades (ai, tão preciosas) para serem comandadas por outras que, claro, devem ser tão evoluídas ao ponto de se sentirem no direito de impor tal adjetivo a outros.

Devo estar em outro planeta ou acabei de cair de paraquedas no mundo, novos conceitos, novas regras... quem somos nós agora? Bom se vc está em dúvida, com certeza deve ser um "pouco evoluído".
Será eu pouco evoluída ao questionar sobre ser pouco evoluída?

Aí pronto, o sabe-tudo que me chamou disso deve ter vencido: - É pouco evoluída mesmo! Ainda se questiona, tá em dúvida? Tiro certo!

Outro cara na internet escreveu: - A raça humana é pouco evoluída mesmo, uma merrrrrrrda!
Pronto, estamos no mesmo barco, se a raça humana é pouco evoluída, lenhou tudo, efeito borboleta, cada um tem uma opinião, eu sou evoluída pra vc e muito pouco para ele e esse sentimento vai assim, metamorfando de acordo com a evolução de cada um.

"Quem sou eu? e quem é você? Nessa história eu não sei dizer ... Mas eu acredito que ninguém tenha vindo pro mundo a passeio .."

Ô pouco evoluído! Vá se tratar!

sexta-feira, maio 12, 2006

Já que é dia das mães














Aff! Que data consumista! Todo mês é data disso e daquilo. Que agonia de comprar, comprar, comprar ... Aqui abaixo mesmo tem o Dia do Pintor, nunca vi pintores trocando presentes pelo "dia especial" dedicado a eles, acho até que ninguém sabe que essa data existe. Que horror!

Nessa ilustração, uma pequena menina, uma criança, achando um dia belíssimo, o Dia das Mães, que momento de alegria, de amor, de reconhecer quem lhe deu a vida ... Minha filha sempre fala: - E eu minha mãe, não ganho nada? - eu digo - Não minha filha, vc ganha no dias das crianças. - ela retruca - Mas quando eu não for mais criança? - eu respondo - Provavelmente vc vai ser mãe.

Fazer o quê?!

Foi Dia do Pintor













Sou aprecisadora de todos os tipos de manifestação artística, me encanto com as possibilidades artísticas e dou valor ao mais simples objeto ou traço riscado até na parede. Esses dias a impressora deu problema, a laser, P&B, as páginas saíam como rabiscos em carvão, guardei algumas para fazer quadros, da artista hightech do século XXI, máquina, que me entregou assim, de mão beijada uma manifestação (maybe) de suas entranhas de tinta unicolor e quente.
Apreciar, faz parte de um costume escondido do ser humano, apreciando, encontramos novas formas de ver as coisas, surgem novas dúvidas, novos ideais, novas idéias. Experimente!

quarta-feira, abril 26, 2006

Manchete Estúpida

"Não foi registrada nenhuma morte, nas rodovias baianas, durante a operação Tiradentes. Nas estradas federais, o número de óbitos foi igual a 2005"

ou seja ... "Tá tudo igual então tudo bem" ...

"O mundo dos mortos deve estar chateado, há dois anos que a mesma quantidade de almas chegam ao "céu", a população da cidade suspensa não cresce, muitos já estão descendo, e poucos têm subido. Em 2004, apenas 4 pessoas morreram em estradas, e esse ano, que pena, a mesma quantidade."

Se ler apenas a manchete, muito mal elaborada, dá pra fazer piada mesmo. A notícia na íntegra traz detalhes, mas, convenhamos, QUE MANCHETE ESTÚPIDA!

terça-feira, abril 25, 2006

consumo consciente

A campanha da água, ainda bem, deu resultado na cabeça de minha amigas pelo menos. Flavinha, rssss disse que todo os dias quando vai lavar louça lembra de mim, Clarissa perguntou se isso significava que eu não iria mais tomar banho, minha irmã adotou a frase do email para a assinatura dela, outros pelo MSN elogiaram a campanha ... que ótimo, vamos agora tentar economizar, utilizar conscientemente, evitar o gasto excessivo e desnecessário.

Essa história de falta de água em função do esgotamento do recurso natural eu ouço há uns 10 anos, quando minha irmã, hoje Mestra em Turismo entrou na universidade e começou a nos contar o que os professores diziam em sala.

Experimentem aderir às campanhas de conscientização ecológica, os benefícios à sociedade são imensos, a garantia de qualidade de vida no futuro se conseguirmos manter os recursos naturais são inexplicáveis.

Tento aqui manter a minha palavra, abrir os olhos tão fechados desse povo todo aí que enquanto usa, esquece que tantos já sofrem com a falta e sabem muito bem o que isso acarreta a saúde mental, física e biológica.

Que venha a consciência e com ela um mundo melhor.

segunda-feira, abril 24, 2006

Deixa entrar, em todas as direções!



Se por um lado os corações são amargos por falta de razão de viver, que seja assim então tudo na vida, se não se vê razão.
Quer crer que há algo pra ser?!
Seja lá o que for e qual cor seja a cor do coração, se fica amargo, a cor não muda, e muda o gosto? Muda não, muda a feição. Se fecham os olhos da alma, se fecham os olhos do ser, o olho fica tão opaco e vago que nem se sabe que cor que ele quer ver.
Deixa uma brecha vai?!
Um minúsculo ponto que passe luz, que possa deixar alguma coisa entrar e invandir. Se não, deixa o amargo invandir a alma e acabar com tudo, se não deixa uma entrada de emergência ...tsc tsc ...

pede socorro então, corre, rasga tudo, deixa entrar então o que vier. Pra mudar o gosto, a cor e a amargura, e então fazer virar amor.

fase estampa

estampa verde 01


Sempre adorei criar essas imagens, em forma geométrica e espelhá-las, repetí-las, iniciei agora e novamente a inventar estas "estampas". Adoro esse verde, é claro, límpido, vivo, cítrico. Estou nessa fase, clareando as coisas, as realizações, e semeando, jogando sementes no meu jardim, e regando, regando bastante pra que cresçam frutos, fortes e saudáveis, estáveis.


Em tudo, agora, nessa vida que planto, o sentido é o desejo de novos ventos, novos rumos e novas realizações.

sexta-feira, março 17, 2006

Dj no lugar errado!

Certo dia, no carro, na hora do almoço com uma amiga, nos questionamos: - O que este DJ de cabelo vermelho está fazendo do busdoor de uma Faculdade de Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis????
Se você sabe a resposta, por favor me explique! Passamos um bom tempo atrás desse ônibus e nos colocamos a tentar encontrar uma razão, para a presença daquele ser "estranho" naquele "projeto de design" de uma Faculdade.
Imaginamos que se estivesse talvez como ilustração para um outro curso: artes, música ... nada! Nada fazia sentido. Faculdade moderna? Não, pedagogia e ciências contábeis? Administração? Chagamos a conclusão que nenhum destes são populados por pessoas "Uhuuuu!!!!" Estranho não? Por isso venho aqui falar, não como projetista de design gráfico, porque o meu foco mesmo é web / digital, mas sim como profissional da área. Na execução de um projeto, por favor, pesquisem, analisem, pensem, por favor pensem, lembrem daqueles que você encontra na rua e se pergunta : - Por que desse jeito, por que essa imagem ??? Andar na rua e observar o que está em sua volta é essencial, é repertório visual ... É necessário pensar na opinião de quem vê a peça e não apenas de quem cria, Design não é artes plásticas, me desculpem. Um artista plástico tem todo o direito e a liberdade de recriar o que ele vê, o que ele sente, um significado e uma interpretação para ele não necessariamente é a mesma para quem contempla. No design, num projeto, principalmente publicitário, a mensagem tem que ter legibilidade, entendimento, tem que transmitir o foco do assunto e não fazer com que o indivíduo fique a questionar o porque daquele ícone, objeto ou imagem ... a mensagem tem que ser transmitida, o cara tem que entender, por isso fazer publicidade não é talento de qualquer um ... design também não ... ! Ufa! isso foi um desabafo! Ficamos muito desconsoladas com aquilo que vimos ... : )

quinta-feira, março 09, 2006

TV Digital no Brasil

É, parece que muitas águas vão rolar ainda até que o brasileiro tenha a oportunidade de usufruir da TV Digital. Diante de um mar de discussões nos últimos anos até que fosse definido o padrão a ser adotado pelo governo brasileiro, ficamos, sempre, a esperar que o Ministério tomasse providências e iniciasse a implantação. A penúltima notícia a respeito me deixou radiante e contente quando li que provavelmente até o final deste ano já seria possível ter a TV Digital no mercado, falava-se até de adaptadores para televisores analógicos, mas dizia também que o mercado estava se preparando para iniciar as vendas de TVs digitais, propriamente ditas. Boom!!! Susto! A iniciativa em adotar o SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital - trouxe em muitos a esperança, inclusive de ampliação de novos mercados, claro, potencial nacional, brasileiro investido nesse novo mundo, nessa nova tecnologia. Infelizmente como, fogo de palha, e outros itens duvidosos, sabe-se lá porquê, nada, ainda são flores. "Tá pensando que o céu é perto?" - já dizia uma amiga minha. Ainda existe dúvida amigo(a), se o governo do nosso "popular" Luiz Inácio vai mais uma vez acabar com as esperanças da emergência do mercado tecnológico brasileiro abrindo mão do potencial do "filho" para acreditar que a proposta do vizinho trará algum benefício maior. Não deixe de ler: TV Digital Brasileira - do sonho ao ralo! e opine também sobre essa possível decisão absurda.

quarta-feira, março 08, 2006

segunda-feira, março 06, 2006

Produções Web

Projeto para IPQ Tecnologia - IPQNet

Projeto através da IPQ Tecnologia

Acima Parceria com a Olhando Comunicação


Os sites acima são institucionais, vitrine de produtos.
Para eles a solução Flash + XML foi perfeita.
Produção 2005.

Pausa para Foto !

Este momento único clicado por uma viajante desconhecida.
Paisagem maravilhosa, molhada, no meio do Deserto de Atacama - Chile.

terça-feira, janeiro 31, 2006

Descobri!

É, trabalhar numa sala com desenvolvedores Java é fantástico, sempre achei isso, massa, estar mais próximo dos caras que dão o perfil dinâmico dos sistemas e estão sempre ali, pra socorrer na hora que vc apaga uma "{" do código deles e aparecem aqueles imensos erros, vixi !!
Java me atrai, não sei programar, ne me interesso muito, mas gosto das soluções, e parece que atraio ... resolvi fazer uma pós, lá vai "Sistemas e Aplicações Web", comecei bem, lá pro 3º módulo, me dei conta, não é pra mim, muito avançado e difícil mesmo de acompanhar, solução? Tranferi pro curso de Design mesmo. Até que precisei fazer um módulo perdido de Hipermídia e Multimeios, peguei esse, adivinha em que turma? Ela mesmo "Sistemas e Aplicações Web", lá vou eu ... Professor Carlos, ótimo, apresentou ferramentas para desenvolver sistemas hipermídia (claro, o foco do assunto era outro). Carlos Tolla é professor da UFRJ. Me desesperei qdo percebi que teria que voltar pro Java, mas não foi difícil, começamos por definir um XML para um problema, criamos um XML Schema com ajuda do Jedit e depois partimos para apresentar tudo isso graficamente, validando dados com a ajuda do Thinlet e BlueJ. Adorei, não aprendi Java ainda, claro, mas me interessei pelas ferramentas, que pretendo estudar melhor e escrever algo aqui.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

A virada!

A WEB 2.0

A Web 2.0 surge no momento em que vemos com clareza e objetividade que a internet finalmente virou uma página e entrou numa nova fase, uma fase de importância e de tecnologias que realmente estão sendo implantadas para modificar a forma da rede funcionar.

Neste novo momento podemos observar, principalmente, que a nova web vem com o objetivo de transformar as experiências dos usuários, trazendo consigo novos conceitos de velocidade, resposta, interatividade e hipermídia. A rede torna-se colaborativa, torna-se mais dinâmica, atraente e semântica. Estamos diante de uma verdadeira ferramenta tecnológica que começa a implantar a sua real função, a real internet, a verdadeira rede, agora, de relacionamento, integração e colaboração, e não mais um depósito de conteúdo estático, passível de acesso, não dinâmico.

Tecnologias como AJAX (uma combinação de outras tecnologias e metodologias, já existentes, como Javascript, Tabless e CSS), criam uma nova forma de desenvolver web, tornando os sistemas web em ferramentas, colocando na rede todo o poder de uma tecnologia desktop e proporcionando ao usuário explorar e usufruir profundamente disso, porque nesta nova geração tudo poderá estar online.

A nova web, instala novas formas de comunicação, agrega tecnologias que antes estavam fisicamente em nossas vidas, como o telefone por exemplo, vejamos o Skype, mais barato e tem a mesma função de um telefone convencional, os programas Instant Messenger que possibilitam comunicação instantânea de qualquer computador conectado, e a internet sem fio, essa então, incrivelmente útil. RSS, XML, RIA e outros são as novas estrelas da Web 2.0.

Com essas ferramentas tornamos a internet uma plataforma, um lugar onde convivemos diariamente, guardamos, enviamos, convidamos, escrevemos, conversamos ... uma única plataforma onde tudo acontece. Dá pra pensar no momento onde os programas desktop não existirão mais? Muitos deles poderão ser substituídos, mas ainda vai demorar pra programas super específicos e pesados como 3D Studio e Photoshop, serem utilizados online, o que quero dizer é que as ferramentas de uso genérico, de necessidade imediata como email, editor de texto, planilhas, calculadoras, noticias, agenda, arquivos, banco de dados, etc podem estar diretamente na web.

Tudo o que possuímos em mídia digital ficará guardado na rede, teremos acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.\r\nA virada de página da história da web não poderia ser tão significativa se ela não mudasse o nosso conceito.A partir de agora vamos pensar em desenvolver sistemas que ofereçam serviços necessários ao dia a dia do internauta.

A Microsoft já está desenvolvendo um programa chamado ATLAS para facilitar o desenvolvimento em AJAX.
O Bloggers substituem as páginas pessoais.
O Orkut substitui os álbuns de fotos.

A internet é a partir de agora uma plataforma de gestão de conteúdo, tudo está online.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

begin iDea

Finalmente!
Eu, aqui nessa coisa de "hipermidia" - virando a minha página, junto com a Web, agora, Web 2.0

Escrever, escrever, expressar e se possível informar, aliás, mostrar também um "poquito" - herança da minha viagem ao chile/2005 - da minha experiência em tecnologia da informação e design ...

Vamos em frente!
: )