segunda-feira, março 26, 2007

Desktop criativo

Interface inovadora em 3D apresenta o desktop mais parecido com uma mesa de trabalho.

"A interface do software, desenvolvido por Anand Agarawala, estudante de ciência da computação na Universidade de Toronto, no Canadá, parece mais um jogo do que um ambiente tradicional de trabalho. Ele usa luzes e técnicas de animação emprestadas diretamente do mundo dos videogames, em conjunto com uma ferramenta que faz com que os ícones se movam como se estivessem sujeitos à gravidade real."

(...)

Esta novidade permite que você utilize seu desktop como se estivesse realmente manipulando os objetos na sua mesa de trabalho, a aparência comum nos sistemas operacionais atuais faz com que as informações estejam em arquivos e pastas hierarquicamente organizadas, no caso do BumpTop é possível arrastar, empilhar, espalhar os ícones pra qualquer lado da interface.

"O ambiente do Bumptop não uma área de trabalho normal. Ele lembra um palco com três paredes, ou o fundo de uma caixa de papelão. Os ícones começam espalhados pela superfície plana, e utilizando o mouse, podem ser atirados em pilhas livremente organizadas. Para explorar o conteúdo, o usuário pode girá-las de lado e folheá-las como a um livro. Um ícone individual pode ser isolado para significar que é importante. Grupos de ícones podem ser arrastados e carregados através da superfície –- com um movimento bastante realista, que simula peso, impacto e flexibilidade."

(...)

"Há uma satisfação emocional e um envolvimento quando isso acontece. Creio que essa tecnologia traga muito mais para a experiência do usuário.”

Vale a pena conferir.

[]´s

A criança no futuro

"Brincadeiras antigas também renascem mais coloridas com a ajuda da tecnologia. Nem é preciso muito espaço para o tapete eletrônico do jogo de amarelinha. Na casa do futuro, está liberada uma das brincadeiras mais proibidas. Crianças, finalmente vai ser possível sujar as paredes sem levar broncas de ninguém. O brinquedo dos sonhos tem um baldinho com todas as cores que existem na natureza. Um pincel a laser transforma toda a casa em uma tela virtual. Com uma ajudinha do computador, o artista do futuro vai poder até criar desenho animado."

(...)

Quem assistiu o fantástico de domingo pôde ver a casa do futuro apresentada ao público numa exposição de tecnologia em Hong Kong.

Realmente os aparatos apresentados são de deixar qualquer um de boca aberta, não pelo nível de beleza ou apenas como invento tecnológico, mas a nível de utilidade mesmo, praticidade, como o texto acima que citei sobre os novos "brinquedos" para as crianças.

Provavelmente essa realidade vai demorar mais que 10 anos pra chegar ao Brasil, e os preços, com certeza não serão convidativos, pense nessas possibilidades, verificando o que seria mesmo útil numa casa, facilitador de tarefas ... e não como mero luxo tecnológico. É bom lembrar que no momento atual em que vivemos, as discussões a respeito do meio ambiente, da água, dos recursos naturais, da economia de energia estão muito em evidência, como se, finalmente, o ser humano tivesse se dado conta de que é preciso conservar esses bens. Então se pensarmos em tecnologia pensamos no que é gasto na natureza para elas sejam possíveis, substituir o papel é fantástico, quantas árvores deixariam de ser derrubadas ??!

Vamos pensar num consumo consciente de todas as coisas, o excesso, em tudo, é perigoso.

[]´s

quarta-feira, março 14, 2007

A criança é o foco

Ultimamente tenho encontrado diversas notícias e artigos a respeito de interfaces para crianças, e como o assunto realmente me interessa, vou postar algumas coisas a respeito.
Desde a minha primeira experiência, na pós-graduação, com o estudo de interfaces infantis, gostei de saber que muita coisa vem sendo desenvolvida pensando nesse tipo de usuário, que é muito especial. Diante dos antigos e valiosos estudos sobre a criança realizados por Jean Piaget podemos descobrir o quão paticular é a mente infantil, principalmente pela pureza, pela sinceridade.
Esses pequenos tem a capacidade de emitir reações inigualáveis, isto porque a mente infantil ainda está livre de todos os conceitos e pre-conceitos já existentes, já que a mente humana se transforma de acordo com o tempo, com os costumes, com a convivência, quando se torna adulta, aí sim já está "empestiada" de coisa ruim, aí a percepção fica afetada, fica dura, com coisa já pré-estabelecida, a mente não se abre para ver além.

Encontrei um artigo sobre o "Computador Educacional de $100,00" no qual o autor trata de contar como funciona a interface em Linux desse pequeno gigante, sim, pequeno gigante, já que terá a tarefa de servir de start à inclusão digital da população infantil braileira e carente das escolas públicas. Adorei saber que o traje adotado à máquina é "azul chiclete" coisa de criança mesmo. A preocupação segundo o autor do artigo, é sobre a conservação do equipamento, isso preocupa, mas vamos torcer que o encantamento seja grande, a utilização mais ainda, a conservação o dobro, e o resultado enorme, pro mundo todo ver.

Já em outro caso, o professor, estudante e bloggeiro Fred Amstel faz uma experiência na concepção de interfaces para crianças utilizando como principal usuário, o seu filho. No seu Blog ele apresenta "A Tartaruga Turbinada" , "Vitamina Maluca" e o "Jogo da Fiozeira". Particularmente o primeiro, o jogo da tartaruga eu acho fantástico, a criança pode "ler" um livro mesmo sem ter sido alfabetizada, através de uma tela touchscreen basta que ela passe o dedo sobre as palavras que o som vai saindo, assim a história vai sendo contada.

Por último,a fantástica idéia de produzir um game super atrativo que ensina moral para crianças, ao invés de matanças e guerras. Um projeto pioneiro de uma desenvolvedora tailandesa fez com que o "Ethics Game" fosse produzido. A idéia surgiu a depois que Pakorn Tancharoen, integrante do Departamento de Relações Religiosas da Tailândia, viu uma notícia sobre um adolescente que atacou sua própria mãe quando esta se negou a pagar uma sessão de jogos online para ele. O game utiliza os princípios do Budismo como alicerce para os jogos.

Enjoy it!