quarta-feira, março 14, 2007

A criança é o foco

Ultimamente tenho encontrado diversas notícias e artigos a respeito de interfaces para crianças, e como o assunto realmente me interessa, vou postar algumas coisas a respeito.
Desde a minha primeira experiência, na pós-graduação, com o estudo de interfaces infantis, gostei de saber que muita coisa vem sendo desenvolvida pensando nesse tipo de usuário, que é muito especial. Diante dos antigos e valiosos estudos sobre a criança realizados por Jean Piaget podemos descobrir o quão paticular é a mente infantil, principalmente pela pureza, pela sinceridade.
Esses pequenos tem a capacidade de emitir reações inigualáveis, isto porque a mente infantil ainda está livre de todos os conceitos e pre-conceitos já existentes, já que a mente humana se transforma de acordo com o tempo, com os costumes, com a convivência, quando se torna adulta, aí sim já está "empestiada" de coisa ruim, aí a percepção fica afetada, fica dura, com coisa já pré-estabelecida, a mente não se abre para ver além.

Encontrei um artigo sobre o "Computador Educacional de $100,00" no qual o autor trata de contar como funciona a interface em Linux desse pequeno gigante, sim, pequeno gigante, já que terá a tarefa de servir de start à inclusão digital da população infantil braileira e carente das escolas públicas. Adorei saber que o traje adotado à máquina é "azul chiclete" coisa de criança mesmo. A preocupação segundo o autor do artigo, é sobre a conservação do equipamento, isso preocupa, mas vamos torcer que o encantamento seja grande, a utilização mais ainda, a conservação o dobro, e o resultado enorme, pro mundo todo ver.

Já em outro caso, o professor, estudante e bloggeiro Fred Amstel faz uma experiência na concepção de interfaces para crianças utilizando como principal usuário, o seu filho. No seu Blog ele apresenta "A Tartaruga Turbinada" , "Vitamina Maluca" e o "Jogo da Fiozeira". Particularmente o primeiro, o jogo da tartaruga eu acho fantástico, a criança pode "ler" um livro mesmo sem ter sido alfabetizada, através de uma tela touchscreen basta que ela passe o dedo sobre as palavras que o som vai saindo, assim a história vai sendo contada.

Por último,a fantástica idéia de produzir um game super atrativo que ensina moral para crianças, ao invés de matanças e guerras. Um projeto pioneiro de uma desenvolvedora tailandesa fez com que o "Ethics Game" fosse produzido. A idéia surgiu a depois que Pakorn Tancharoen, integrante do Departamento de Relações Religiosas da Tailândia, viu uma notícia sobre um adolescente que atacou sua própria mãe quando esta se negou a pagar uma sessão de jogos online para ele. O game utiliza os princípios do Budismo como alicerce para os jogos.

Enjoy it!



Nenhum comentário: