segunda-feira, março 26, 2007

Desktop criativo

Interface inovadora em 3D apresenta o desktop mais parecido com uma mesa de trabalho.

"A interface do software, desenvolvido por Anand Agarawala, estudante de ciência da computação na Universidade de Toronto, no Canadá, parece mais um jogo do que um ambiente tradicional de trabalho. Ele usa luzes e técnicas de animação emprestadas diretamente do mundo dos videogames, em conjunto com uma ferramenta que faz com que os ícones se movam como se estivessem sujeitos à gravidade real."

(...)

Esta novidade permite que você utilize seu desktop como se estivesse realmente manipulando os objetos na sua mesa de trabalho, a aparência comum nos sistemas operacionais atuais faz com que as informações estejam em arquivos e pastas hierarquicamente organizadas, no caso do BumpTop é possível arrastar, empilhar, espalhar os ícones pra qualquer lado da interface.

"O ambiente do Bumptop não uma área de trabalho normal. Ele lembra um palco com três paredes, ou o fundo de uma caixa de papelão. Os ícones começam espalhados pela superfície plana, e utilizando o mouse, podem ser atirados em pilhas livremente organizadas. Para explorar o conteúdo, o usuário pode girá-las de lado e folheá-las como a um livro. Um ícone individual pode ser isolado para significar que é importante. Grupos de ícones podem ser arrastados e carregados através da superfície –- com um movimento bastante realista, que simula peso, impacto e flexibilidade."

(...)

"Há uma satisfação emocional e um envolvimento quando isso acontece. Creio que essa tecnologia traga muito mais para a experiência do usuário.”

Vale a pena conferir.

[]´s

Nenhum comentário: