sexta-feira, junho 29, 2007

Viva o Brasileiro KnowTouch!


"O presidente da Microsoft, Bill Gates, se reuniu com quatro estudantes brasileiros nesta terça-feira (26), em Redmond, nos Estados Unidos. Os jovens foram os vencedores da etapa brasileira da competição Imagine Cup 2007, evento que desafia a produção de estudantes nas áreas de tecnologia, software e computação.

Diogo Nascimento, Murilo Pontes, Raquel Almeida e Thiago Teixeira, da equipe Oysterix, desenvolveram o KnowTouch, um projeto para auxiliar portadores de deficiência visual, dentro do tema desta edição -- "Imagine um mundo onde a tecnologia pode trazer uma educação melhor para todos". Eles apresentaram seu projeto pessoalmente para Gates e Craig Mundie, chefe de pesquisas da empresa.

O sistema desenvolvido pelos estudantes reproduz os sinais de leitura em braile em uma mesa com pinos, recoberta por silicone. Conectado ao computador, o Knowtouch traduz para o braile o conteúdo de arquivos e páginas na internet –- facilitando muito a vida de portadores da deficiência.

O projeto representará o Brasil na etapa mundial da competição, dentro da categoria “desenvolvimento de software”. No total, 36 mil brasileiros se inscreveram para a copa, número superior ao de países como China, Índia e Estados Unidos. A final da quinta edição da Imagine Cup será realizada de 6 a 12 de agosto, em Seul, na Coréia do Sul.
"

Texto original no G1

Nenhum comentário: